Para muitas pessoas, a palavra altar remete à imagens de santos, cruzes ou cenas obscuras de filmes B onde são feitos sacrifícios diversos (preguiça). Em termos mágicos, o altar é simplesmente a palavra usada para definir o espaço de trabalho sagrado no qual você coloca seus instrumentos e materiais para realização de rituais e magia.…
As pessoas geralmente confundem encantos, amuletos e talismãs. Como uma bruxa, você precisa saber a diferença. O objetivo principal de um amuleto é a sua proteção, ou evitar que algo ruim lhe aconteça. Ele afasta a magia indesejada e o perigo, serve como um escudo de magia protetora que bloqueia mas não ataca. Os amuletos…
Apanhadores são uma autêntica tradição dos povos nativos norte americanos. A sua finalidade é muito simples, serve para capturar pesadelos e permitir que bons sonhos entrem em seu sono. Originalmente as nativas norte-americanas os faziam para os seus netos e filhos. O apanhador de sonhos era pendurado sobre a cama da criança e os pesadelos,…
O athame é uma das quatro ferramentas elementares da wicca (os outros são o pentáculo, a varinha e o cálice) – representa em algumas tradições o elemento fogo (embora para outras represente o elemento ar). Trata-se de um punhal com um cabo emborrachado ou de madeira , esculpidos ou lisos, que não serve para…
Uma bola de bruxa (ou bola da amizade) é uma esfera oca de vidro, recheada com fios diversos. Ficava pendurada nas janelas das casas de campo na Inglaterra do século XVIII para afastar os maus espíritos, feitiços e azar. No entanto, a ideia vem de uma cultura anterior, quando as bruxas eram consideradas uma bênção,…
Uma bola de cristal, é uma esfera de cristal ou de vidro e um objeto de adivinhação comum. É tão sedutora quanto misteriosa e sua história remonta a tempos ancestrais. Foi usada por incas, egípcios, persas, chineses e maias. Provavelmente o uso mais antigo registrado de cristais como ferramentas de adivinhação remonta aos druidas celtas…
O jogo de búzios é uma arte de adivinhação utilizada por religiões de origem africana ou que foram influenciadas por sua cultura: Xambá, Candomblé, Batuque, Omolucu, Umbanda, entre outros. Também é conhecido como Éérìndínlógún e junto com o Obì, configura o oráculo mais antigo dos Iorubás, um dos maiores grupos étnicos da África ocidental. Os…
O cajado simboliza a energia masculina e representa o elemento ar (em algumas tradições representa o fogo). Na Wicca, está associado ao poder e autoridade, geralmente a alta sacerdotisa carrega um destes. Não é um instrumento tão popular quanto a varinha, mas seu objetivo é similar, direcionar energia. Basicamente é uma varinha grande. O cajado…
Um caldeirão nada mais é do que uma panela de metal, com alça e boca larga para usado para cozinhar. É tradicionalmente feito de ferro fundido e possui três pernas de apoio. Embora o caldeirão tenha caído em desuso no mundo moderno como utensílio de cozinha, ainda é frequentemente associado à bruxaria. É clichê e…
Na Wicca, o cálice é uma das quatro ferramentas elementares da feitiçaria (as outras são o pentáculo, o athame e a varinha) – representa o elemento da água. É um símbolo de contenção e representa o ventre da Deusa. A base é o mundo material, a haste a conexão entre o homem e o espírito,…