Indicações: Conjuntivite, fígado, supra-renais, desequilíbrios hormonais, úlceras pépticas, baço, rins, hepatite, toxinas, difteria, tétano, garganta.
Contraindicações:
O emprego de altas doses de alcaçuz pode reter sódio e eliminar potássio, retendo líquidos, causando aumento de pressão sanguínea e dores de cabeça. Portanto usar com cuidado em hipertensos. Extratos concentrados em laxantes podem agravar perda de potássio quando o uso é diário e prolongado. Evitar uso em grávidas, hipertensos e doentes renais.
Mau-hálito, tosse:
Vinho medicinal: colocar em infusão, por 10 dias em um litro de bom vinho branco, 120 g de raízes de alcaçuz esmagadas, 60 g de sementes de anis e 60 g de sementes de funcho. Filtrar o vinho e tomar 6 colheres ao dia. Este vinho serve também para fazer bochechos, especialmente quando o mau-hálito é persistente. Também é eficaz contra tosse nesta dose.
Inflamações das gengivas e boca:
Decocção 1: ferver por 3 minutos 300 g de alcaçuz em 1 litro e meio de água e, após meia hora, filtrar o líquido morno e empregá-lo em bochechos e gargarejos frequentes.
Depurativo, eczema:
Decocção: cozinhar lentamente por uma hora em 3 litros de água, 15 g de raízes de alcaçuz, 20 g de raízes de genciana, 20 g de raízes de salsaparrilha, 50 g de raízes de bardana, 50 g de raízes de gramínea, 150 g de raízes de dente-de-leão. Quando o líquido estiver frio, filtrá-lo e tomar uma xícara pela manhã em jejum, outra no meio da tarde e outra à noite, antes de deitar-se.
Prisão de ventre:
Infusão: misturar 50 g de raízes de alcaçuz em pó, 50 g de folhas de sene em pó, 30 g de folhas de funcho em pó, 20 g de folhas de zolfo em pó. Verter uma colherinha desta mistura em um pouco de água morna, deixar repousar por alguns minutos, remisturar e beber. Ingerir à noite ao deitar.
Úlcera do duodeno:
Decocção: verter em um litro de água 100 g de alcaçuz e 100 g de hipérico. Ferver tudo por 5 minutos, deixar repousar meia hora e filtrar. Tomar 1 xícara pela manhã em jejum e uma xícara após as refeições principais.
Acalmar tosse e acessos de bronquite:
Balas de alcaçuz: dissolver 500 g de alcaçuz em meio litro de água, adicionar 250 g de goma arábica, 150 g de açúcar e levar ao fogo. Deixe cozinhar até a mistura adquirir a consistência de massa ou pasta, espalhando-a então sobre uma superfície de mármore previamente untada. Depois de fria corta-se a massa com uma tesoura, em pequenos pedaços.
Fonte: http://www.ppmac.org/content/alcaçuz
Chá de Alcaçuz (depressão, dor de garganta, colesterol, doenças cardíacas, menopausa)
Para preparar o chá de alcaçuz basta ferver um litro de água filtrada. Depois da fervura baixar o fogo e adicionar 30 g da raiz picada. Ferver por 10 minutos e abafar por mais 10 minutos.
Essa quantia é suficiente para favorecer um chá adoçado no ponto certo e ao mesmo tempo ricos em características curativas. Coar o chá e ingerir de duas a três xícaras ao dia. Recomenda-se a beber uma pela manhã, e outras duas depois das fundamentais refeições do dia.
Fonte: https://remediodaterra.com/beneficios-do-cha-de-alcacuz/